Saturday, October 28, 2006

situaçõesvividas


As relações de poder estão em toda parte. Sempre existiu e sempre existirá quem domine e quem será dominado. Questão de organização? Questão de hierarquia? Questão de funcionamento? Quem pode definir com clareza?
Vivemos e trabalhamos em um sistema que não admite a visão errônea da anarquia. Seria preciso nascer outro planeta, em que se começasse do zero para que a anarquia tivesse a sua verdadeira aplicação.
Por enquanto vamos vivendo em nossa "perfeita" organização.
"Manda quem pode e obedece quem tem juízo."
Estamos sempre sujeitos à dominação.
Na escola devemos seguir e cumprir nosso horário e respeitar as determinações de nossos superiores.
Tenho, na minha sala, uma postura bem dominadora. Os meus alunos devem ouvir, devem esperar minha prévia orientação para as atividades, etc.

3 comments:

Maria Pinto said...

Olá Sandra!!!
A questão da dominação é vivida muito de perto por nós educadores,tu não achas?Sou tua colega,mas do pólo de Gravataí.Espero tua visita no meu blog.

Nara de Oliveira said...

Oi, sou de Gravataí:
É complicado essa coisa de só através da dominação se conseguir a organização. Não deveria ser assim e penso que chegará um dia que seremos realente civilizados o bastante para a liberdade de um não venha a interferir na do outro.
Até...

Suzana Gutierrez said...

Oi Sandra

Como a Nara eu penso que outro mundo é possível e, uma forma de começar a pensar ele, é não acreditar que "sempre foi assim e assim sempre será". A realidade que aí está é movimento, é construção nossa. Já foi diferente e pode vir a ser novamente.
Em parte é isso que Marx aponta, a possibilidade de transformar o mundo.

abraço,
Suzana