Saturday, October 21, 2006

asideiasdemaxweber


Os três tipos de dominação legítima:

A dominação pode firmar-se em diversos motivos de submissão.
De acordo com o texto, existem três tipos puros de dominação legítima.


1. Dominação legal:

Dominação burocrática cuja idéia básica é que qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto. São empresas cujos serviços são regulamentados e definidos. Existe um senhor e funcionários com dever de obediência numa hierarquia de cargos. Sua ordenação acha-se parcialmente prescrita pelo Estado. São os monarcas ou presidentes eleitos pelo povo ou por parlamentares. Aburocracia eletiva desempenha papel importante na história anterior à administração burocrática moderna.


2. Dominação tradicional:


É o senhor ordenando aos seus súditos, baseado no domínio firmado pela tradição. Os servidores dependem pessoalmente do senhor sem direitos, nem garantias. É a dominação déspota. Asrelações gerais são reguladas pelo privilégio e pela boa vontade. A dominação patriarcal é uma forma de dominação tradicional. Entre as relações tradicionais de domínio encontram-se também a administração doméstica. O emprego de plebeus a serviço do senhor constituiu na Europa o elemento precursor do Estado moderno.



3. Dominação carismática:


Baseada na devoção afetiva à pessoa do senhor e dos seus dotes sobrenaturais. Falta o conceito racional de competência. É a dominação exercida pelos profetas e sábios, seguidos pelos apóstolos, baseados na defesa de suas crenças e credos. Essa relação de domínio não se restringe de imediato, visto que a autoridade vai passando do senhor aos seus sucessores. A ordem jurídica carismática é estabelecida pela adsão da comunidade mediante manifestação de sua vontade sobre o direito que prevalecerá. É o ditador e seus ditames.

Creio que pouca coisa mudou.

6 comments:

Magali Borne said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Magali Borne said...

Muito bem colega! gostei do texto e da tua aplicação, estas te revelando quando ao uso desta máquina, sempre te considerei uma ótima escritora e certamente refletir sobre um texto é muito fácil para ti. Um beijo Magali Borne

cleide said...

Sandra,
realmente o texto é muito atual.Poderíamos dizer que o autor escreveu no nosso tempo...Comparando com o nosso tempo,vemos que os três tipos de dominação existem e que não estamos preparados para viver sem elas...sem domínio não haveria organização.
Um abraço...

Juçara said...

Que bonito Sandrinha, gostei da foto. Como já comentei em outro trabalho acho que sempre haverá dominados e dominadores e um sem número de tipos de dominação.
Abraço de boa noite
Ju

Suzana Gutierrez said...

Oi Sandra

Com estas leituras, já podes levar a tua reflexão lá para o forum no Rooda. Contextualizando o pensamento destes autores em relação a nossa realidade hoje poderemos enriquecer muito o debate.

Oi Sandra

Pode ter certeza que vais aprender muito 'vasculhando'. A curiosidade e o interesse são muito motivadores. Nossas limitações, deste modo, vão ficando mais elásticas, atrapalhando menos :)

abraço,
Suzana

silvanadasilva said...

Silvanadasilva.
Sandra como tu escreves bem .Sabia que eras BOA, mas não tanto.Vou te contratar para fazer os meus trabalhos. Um beijão Silvana Silva.