Tuesday, November 28, 2006

ESC9


O link permanente do nosso texto final da esc9 é:
htpp://www.ufrgs.br/tramse/pead/colab/2006/12/esc9-verso-final-sintese-grupoa.htm#links
Somos o grupo da letra A
Componentes:
Sandra Oliveira, Edilaine,Luciana Dutra,Salete,Neusa Siqueira,Angélica,Fernanda,Valéria e Ana Parker

Tuesday, November 21, 2006

ESC8depoimento

Esc8




Depoimento:





Quando damos início a um projeto na vida sempre sentimos as dificuldades como um desafio a ser superado.
Muitas vezes adiei o meu projeto de cursar uma universidade. Os rumos que a minha vida ia seguindo desviavam-me e interferiam sempre me fazendo recuar.Dificuldades financeiras, casamento, dois filhos, desânimo, falta de perspectiva, muito trabalho e cansaço. Todos estes fatores exigiam de mim uma exclusividade.
Com o passar do tempo vamos nos acomodando e paramos com os braços cruzados sobre o peito e suspiramos: “É o destino!”
Eis então que conseguimos ver uma outra oportunidade. Ela está lá. É o momento certo. Ensino a distância na UFRGS.
Não poderia pensar duas vezes.
Foi difícil desde o primeiro instante. Sentia-me desatualizada e precisei estudar muito para o vestibular. Foram quase dois meses com o nariz colado nos livros dia ou noite.
Consegui! Vibrei! Comemorei!
Sabia que não seria fácil ( não imaginei como seria difícil!) e que precisaria me dedicar muito.
Estou sofrendo bastante para superar este desafio. São tantos desafios e obstáculos...
Mas agora é o meu projeto de vida: Sou uma universitária!

Sunday, November 19, 2006

ESC9


Vou colocar aqui a minha síntese(Sandra Oliveira)


Introdução:
O ensino e a instrução são os instrumentos de transformação promovendo a emancipação dos indivíduos, libertando-os das condições opressoras, e em todos os níveis.
A divisão do trabalho é o eixo sobre o qual se articulam as colocações de Marx e Engels, em torno do tema da educação e do ensino. Divisão entre os tipos de atividade e os tipos de aprendizagem. Divisão social e técnica que interfere no desencvolvimento do indivíduo e constitui o ponto chave dessa trama em que se produz a exploração dos trabalhadores.
O marxismo prevê que o proletariado se libertará dos vínculos com as forças opressoras.
A educação não deveria ter atrelamento a políticas do estado e deveria ser gratuíta.

Sistema de Ensino e Divisão do Trabalho:
As relaçõs entre as nações dependem do estágio de desenvolvimento das forças produtivas, da divisão de trabalho e das relações internas de cada uma delas.
Qualquer nova força de produção tem por consequencia um novo aperfeiçoamento da divisão do trabalho. Obriga a separação entre o trabalho industrial e comercial e o trabalho agrícola. Depois vem a separação do trabalho comercial do trabalho industrial.Os resultados são formas diferentes de propriedade.
A divisão do trabalho surge a partir do momento em que se opera uma divisão entre o trabalho material e intelectual.
Esta divisão separa e subjuga o operário que frusta as suas necessidades intelectuais e o seu crescimento como indivíduo tornando-o parte de um todo dominado pelos interesses capitalistas.
Essa alienação dirige a vontade e a marcha da humanidade.
É através desse desenvolvimento universal das forças produtivas que é possível estabelecer um intercâmbio universal entre os homens e deste modo o fenômeno da "massa privada de propriedade" pode existir em todos os países.
O trabalho é a atividade vital peculiar ao operário. É esta atividade que ele vende a um terceiro para assegurar seus meios de subsistência necessários.O que ele produz pra si mesmo é o salário.O operário, cujo único recurso é a venda de sua força de trabalho, pertence à classe capitalista.
O trabalho é dividido e suas diferentes frações distribuídas entre os indivíduos, mas o próprio indivíduo é mutilado e transformado no aparelho automático de um trabalho parcial.
A divisão do trabalho ferreteia o trabalhador com a marca de seu proprietário: o capital.O operário é impedido de ocupar seu espírito com pensamentos que se refiram ao seu crescimento pessoal. A revolta é o único sentimento que o trabalho lhe permite.
Para evitar a degeneração completa do povo é preciso um ensino público eficiente.
A Rússia tinha boas instituições: o serviço militar obrigatório e a instrução elementar para todos, descuidando de sua administração para restringir seu campo de aplicação. A possibilidade de desenvolver o potencial de energia das massas era de interesse da burguesia.
O alto custo destas instituições e da consequente agravação fiscal incomodam mas são inevitáveis se se deseja chegar a ser uma grande potência.

Conclusão:
A divisão do trabalho massifica a classe operária embrutecendo a sua capacidade intelectual, visto que dificulta seu desenvolvimento.
Somente com um sistema de ensino valorizado, estruturalmente e socialmente, é possível o crescimento de uma nação.
Não sei se é bom ou triste essa atualidade nas palavras de Marx e Engels.

ESC9


Para a esc9 encontrei as colegas Edilaine, Salete, Neusa...
Postei meu texto na nossa página do pbwiki.
Aqui está o texto que fiz a partir da leitura da minha parte do livro:(letra A)

ESC8


Para a esc8 encontrei as colegas: Solange, de Alvorada, Carolina, de Sapiranga, a Marli, de Três Cachoeiras e a Jocide, também de Três Cachoeiras.
Será que falta alguém?
Que vamos fazer agora?